quarta-feira, 10 de março de 2010

Relatório Inicial do Programa GESTAR II



SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
EDUCANDO COM QUALIDADE, RESPEITANDO AS DIVERSIDADES
ASSARÉ – CEARÁ


O Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II teve início em nosso município no dia 24 de agosto de 2009 com a realização da aula inaugural num total de 4 horas. Na oportunidade, foram apresentados aos cursistas o material do referido curso, os objetivos, os conteúdos e a metodologia a serem aplicados, a carga-horária com a respectiva duração do curso e os requisitos necessários para a certificação.
A demanda do município foi suficiente para abrir 01 turma de 27 (vinte e sete) cursistas para Língua Portuguesa e 01 turma de 25 (vinte e cinco) cursistas para Matemática. Em relação ao cronograma das atividades, já aconteceu a aula inaugural, conforme carga horária e assuntos abordados acima, uma oficina de 8 horas para a turma de Língua Portuguesa e uma oficina de 8 horas para a turma de matemática no dia 29 de agosto do corrente.
Na turma de Língua Portuguesa foram ministrados os conteúdos das Unidades 9 e 10 do TP3 (Pela manhã uma oficina de Tipologia e Gêneros Textuais e à tarde uma oficina de Cordel). Na turma de matemática foram ministrados os conteúdos da Unidade 1 e 2 do TP1 Alimentação (foram trabalhados os conceitos centrais relacionados ao tema: equações área e volume, tratamento de informações e medidas decimais, comparação e operação), e uma oficina: Cálculo do índice de massa corpórea.
Em relação aos avanços, os cursistas estão otimistas em implantar metodologias diversificadas que venham melhorar a prática pedagógica e elevar o desempenho dos alunos nas disciplinas críticas: português e matemática. E as dificuldades mais pontuadas foram: carga – horária excessiva de 8 horas quinzenais e aos fins de semana; além do Programa exigir inúmeras atividades a serem construídas no laboratório diário de sala de aula.


Assaré, 08 de agosto de 2009

Maria Célia Esmeraldo Paiva
Secretaria Municipal de Educação

Perspectiva do Curso

O Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II teve inicio em nosso Município no dia 24 de agosto de 2009 com a realização da aula inaugural ministrada pela coordenadora municipal Maria Célia Esmeraldo Paiva e os tutores de Língua Portuguesa Maria de Lourdes Renovato de Oliveira e de Matemática Antonio Alberto Oliveira Santos, num total de 4 horas.
Na oportunidade, foram realizadas as inscrições dos cursistas e apresentado, na íntegra, o material do referido curso, os objetivos, a metodologia, os conteúdos, a carga-horária com a respectiva duração do curso e os pré-requisitos necessários para a certificação.
A demanda do Município foi suficiente para formar uma turma de 31 (trinta e um) cursistas para Língua Portuguesa e uma turma de 25 (vinte e cinco) cursistas para Matemática. É um curso que se propõe a elevar o desempenho dos docentes e discentes nas disciplinas críticas (Língua Portuguesa e Matemática), além de corrigir os índices educacionais na escala de proficiência e nos resultados da Rede Municipal de Assaré.
Percebe-se que existe uma grande deficiência no ensino de leitura e escrita que é ministrado nas escolas, principalmente de 6º ao 9º ano, que apresenta um índice de defasagem crítico ou muito critico nos resultados do SPAECE no Estado do Ceará.
Em conseqüência do exposto, nos deparamos com uma demanda que chega ao Ensino Médio sem a proficiência necessária para acompanhar o programa que é ministrado neste nível de ensino, visto que os conteúdos do Ensino Fundamental são pré-requisitos para estes fins.
Como de costume, começa a famosa "bola de neve": a família culpa a escola; os professores culpam os alunos e dizem que trabalham com uma demanda que não tem perspectiva e nenhum objetivo de vida. O que irá contribuir para acontecer o que os índices educacionais comprovam: de 100 alunos, 10% concluem o Ensino Médio e 3%, o Ensino Superior.
Nota-se que existem vários fatores que contribuem, direto e indiretamente, para que o problema de leitura e escrita se agrave nos níveis e modalidades de ensino, como podemos enumerar: as questões sociais; a falta de estrutura familiar e de vontade política por parte dos governantes; as propostas pedagógicas deficientes; a convivência em meio social vulnerável e com pessoas não letradas; a deficiência na formação docente; além de outros fatores.
Espera-se que a implantação do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - GESTAR II no Município, nos oriente para a criação de uma nova escola, que contemple a complexidade do mundo contemporâneo, articulando-o com a educação de nossos alunos. Uma escola mais democrática e amorosa, que vive à autonomia e à auto-realização de cada aluno e que, ao mesmo tempo, tenha como horizonte a justiça social, a felicidade e a emancipação da humanidade.
Por tudo isso, o mais importante para nós é não perdermos de vista a formação docente permanente e as possibilidades de proporcionarmos espaço para o aperfeiçoamento do desempenho pessoal e acadêmico. Por meio dessas formações é que promoveremos condições para que os alunos se desenvolvam de forma interacionista e harmoniosa, tornando-se autônomos e cooperativos, críticos e criativos. Este é o propósito do Programa da Aprendizagem Escolar GESTAR II em Assaré.

terça-feira, 9 de março de 2010


ORAÇÃO DO PODER

Deus, Senhor de toda a força e poder, dá - me hoje a Segurança do Teu temor e a certeza de que estás comigo.Peço ajuda e Proteção nesta hora tão difícil de minha vida.Preciso de Tua assistência, do Teu Amor e de Tua Misericórdia.Tira de mim o medo, tira de mim esta dúvida, esclarecendoO meu espírito abatido, com a luz que iluminou o Teu Divino Filho Jesus Cristo, aqui na terra.Que eu possa perceber toda a grandeza de Tua presença em mimSoprando o teu Espírito dentro de mim, para que eu me sintaHora por hora, minuto por minuto.Que eu sinta o Teu Espírito e Tua Voz dentro de mim e ao meu redor.Em minhas decisões e no decorrer deste dia, que eu sinta o Teumaravilhoso poder pela oração e com este poder,Espero pelos milagres que podes realizar em favor dos meus problemas.Não me deixe, levanta meu espírito, quando me encontrar abatido.Entrego - te neste dia a minha vida e a da minha família.Livra - me de minhas moléstias ainda que seja por milagre,Obrigado meu Mestre, meu Senhor, meu Irmão e meu Amigo.Sei que vais me dar a solução de que tanto preciso e desejoAmém!!!

PORTUGUÊS - GESTAR II - ASSARÉ